Como engrenar mudanças numa bicicleta de estrada A engrenagem de mudanças de forma correta ajuda-te a pedalar mais rápido e com mais suavidade, além de fazer com que pedalar se torne muito mais divertido!

Vamos falar acerca de como funciona a engrenagem de mudanças e quando mudar de velocidades. Quando engrenas uma mudança, estás a controlar os desviadores da bicicleta que, por sua vez, movem a corrente de uma velocidade para a outra. No vídeo e nas instruções abaixo vamo-nos focar no funcionamento da engrenagem de mudanças com manetes integradas, que são as de tipo mais comum que se encontram nas bicicletas de estrada modernas. Estas manetes combinam numa só peça os manípulos de mudanças e as manetes dos travões.

Mão esquerda: move o desviador dianteiro entre os pratos do pedaleiro

O seletor da esquerda controla o desviador dianteiro, que move a corrente através dos pratos do pedaleiro. Comutar mudanças com a tua mão esquerda causa um efeito mais acentuado na engrenagem de mudanças e é útil para quando estás a subir ou a descer.

Ao pressionares a totalidade da manete esquerda para dentro, o desviador vai mover a corrente para cima, para um prato pedaleiro maior, e para uma mudança mais pesada. Uma mudança mais pesada significa que é preciso mais esforço para pedalar, mas cobres mais distância em cada pedalada. Pressionar para dentro somente a manete interior vai mover a corrente para baixo, para um prato pedaleiro menor, e para uma mudança mais leve. Isto faz com que seja mais fácil pedalar, mas não percorres tanta distância nem vais tão rápido.

Utiliza o prato mais pequeno, ou a mudança mais leve, quando estás a pedalar em subidas. Utiliza o prato pedaleiro maior, ou a mudança mais pesada, quando estás a pedalar a descer.

Mão direita: move o desviador traseiro entre as engrenagens da cassete

A tua manete direita controla o desviador traseiro, movendo a corrente através das engrenagens da cassete. Numa cassete, as engrenagens mais pequenas são na realidade as mudanças mais pesadas e rápidas e as engrenagens maiores são as mudanças mais fáceis e lentas. Isto significa que os mesmos movimentos de engrenagem que utilizas com a mão esquerda produzem o resultado oposto quando utilizas a mão direita.

Ao pressionares a totalidade da manete direita para dentro, o desviador traseiro move a corrente para uma mudança maior: uma mudança mais leve mas mais lenta. Pressionar para dentro a pequena manete interior coloca a corrente numa mudança mais pequena: uma mudança mais pesada mas mais rápida.

Bicicletas de carretera
Como evitar o cruzamento da corrente

É de evitar estar com a mudança mais pesada num manípulo e com a mudança mais leve no outro. Esta situação é conhecida como “cruzamento de corrente” porque a corrente fica a funcionar com um ângulo em vez de estar mais ou menos a direito. O cruzamento coloca muita tensão na corrente o que faz com que, muitas vezes, roce no desviador dianteiro. Além de causar um ruído irritante, pode provocar desgaste prematuro na tua transmissão.

Como encontrar a melhor combinação de mudanças

A melhor combinação de mudanças depende na realidade do gosto pessoal. Não tenhas medo de ir tentando até encontrares o rácio de pedalada ou “cadência” mais confortável e eficiente para ti.

Engrenar mudanças com o desviador dianteiro (mão esquerda) resulta em grandes alterações nas velocidades, enquanto engrenar com o desviador traseiro (mão direita) resulta em alterações mais pequenas nas velocidades. Com a prática, vais perceber que a engrenagem dianteira é útil para grandes alterações nas subidas e que a engrenagem traseira é boa para afinares as mudanças de forma a que pedales com uma cadência confortável para ti.

Em geral, a maioria dos ciclistas acha que uma cadência de cerca de 90 rotações por minuto é a mais eficiente e confortável. Uma cadência mais baixa pode parecer uma luta e uma cadência mais alta faz parecer que estás a pedalar como um louco mas sem ires a lado nenhum. Se estás interessado em ter leituras da tua cadência, já há muitos ciclocomputadores e aplicações que o fazem com um sensor. A utilização de um sensor para medir a cadência pode ser uma ótima forma de perceber quando é boa altura para meter ou tirar uma mudança.

Dica profissional: pedala com leveza quando estás a engrenar uma mudança!

Precisas de continuar a pedalar para engrenar mudanças, mas a engrenagem funciona melhor (e é mais suave) quando estás a pedalar com leveza. Se exerceres muita pressão nos pedais quando engrenas, a engrenagem da mudança tende a ser ruidosa e abrupta. Isto é especialmente importante nas subidas, se vês que te estás a aproximar de uma subida, engrena uma mudança leve antes de começares a subir! E se precisares de engrenar mudanças mais leves enquanto sobes, tenta reduzir a pressão exercida nos pedais quando o fazes.

Se procuras mais ajuda e aconselhamento acerca da engrenagem de mudanças, desloca-te à tua Loja Trek mais próxima. Vais lá encontrar sempre pessoal prestável e que te ajuda a aproveitar ao máximo a tua bicicleta.

Bicicletas de carretera

Pedala.
Diverte-te.
Sente-te bem.

Oferecemos uma total variedade de bicicletas de montanha, estrada, cidade, e-bikes e modelos de criança.
Encontra a tua bicicleta

About the Author: Trek

A nossa missão: fabricamos apenas produtos que adoramos, oferecemos uma hospitalidade incrível aos nossos clientes e mudamos o mundo ao colocar mais pessoas a andar de bicicleta.