Melhora o teu controlo da bicicleta em subidas técnicas nos trilhos Melhora as tuas competências e vai até ao topo nos trilhos mais difíceis

As subidas técnicas exigem um pouco mais de finesse do que as subidas lisas em singletrack. Exigem a conjugação de diversas técnicas e pedem uma abordagem e planeamento cuidadosos. Adquire as competências que vão fazer com que subas um pouco melhor e chega ao topo mais rápido, feliz e pronto/a para voltar a descer à máxima velocidade.

Quando direcionamos as nossas bicicletas para trilhos íngremes repletos de pedras e raízes, é fácil ficarmos intimidados. Mas muito provavelmente já tens muitas das competências necessárias para conquistar mais subidas técnicas. Implementá-las nos momentos críticos é o verdadeiro desafio. A forma física, a engrenagem das mudanças, a cadência e a escolha da trajetória desempenham todas um papel em segmentos íngremes e terrenos mais complicados e quando somos capazes de equilibrar a força e a habilidade, a conquista das subidas mais difíceis transforma-se num desafio compensador. Monta-te na bicicleta e ouve os conselhos especializados da Christina Chappetta da Pinkbike @cchappetta1 em relação aos requisitos para subir até ao topo.

Sapatos de montanha Red Triple-X

Não desperdices energia. Os sapatos de montanha têm uma sola rígida e garantem o melhor suporte do contorno da planta do pé para a máxima transferência de potência na pedalada.

Espigão telescópico

Pepara-te para ajustares a altura do selim no momento de abordar a subida técnica com o espigão telescópico para teres a máxima alavancagem e tração nessa secção inclinada.

Pneus de montanha

A tração é fundamental quando o trilho aponta para cima. Um par de pneus de montanha adequados ao tipo de piso e de utilização vão garantir que a aderência necessária para vencer a subida.

Engrenagem de mudanças e cadência

Como engrenas as mudanças, quando o fazes e a potência da pedalada é como uma impressão digital. É uma coisa só tua, a tua forma física, as tuas preferências de condução e a forma como lês os trilhos. Dito isto, há práticas melhores a levar em consideração quando se fazem subidas técnicas que te vão ajudar a aproveitar ao máximo a tua potência e manter-te com boas sensações durante mais tempo.

1. Pedala mais rápido em plano
Engrena uma mudança mais pesada quando estiveres a rolar num segmento plano que leva a uma subida abrupta. Isto ajuda a aumentar o impulso para ultrapassares obstáculos nos trilhos e assim chegares facilmente ao topo.

2. Aproveita as subidas suaves
Quando a subida estabiliza e o trilho é suave, engrena uma mudança mais leve e sobe a cadência. Rolar com uma cadência mais rápida ajuda a prevenir o aumento do ácido láctico e vai manter-te com mais energia durante mais tempo.

3. Mantém a cadência alta
Faz um esforço para manter a cadência alta durante toda a subida, em todas as subidas. Uma cadência mais alta mantém o teu corpo a funcionar de forma aeróbica, desempenhando um papel muito importante na melhoria geral da forma física e da resistência, para que as subidas fiquem mais fáceis com o decorrer do tempo.

Ciclista a subir trilho rochoso

Escolha da trajetória e ler os trilhos

Encontrar a trajetória correta é essencial para conseguires fazer os segmentos mais difíceis dos trilhos, mas treinar os teus olhos para encontrar as melhores opções só precisa de alguma prática. Segue estas dicas para encontrares a tua trajetória, leres os trilhos e ficares preparado/a para conseguires ultrapassar os “rock gardens” que se interpõem entre ti e o topo da subida.

1. Olhar para o objetivo
Mantém o olhar para cima e focado no trilho à tua frente, procurando alterações no terreno e escolhe os pontos chave a estudar antes de chegares até eles. Quando detetas algo complexo mais à frente, encontra a trajetória que queres fazer e segue a linha de visão para ires em frente. Quando chegares ao obstáculo, os teus olhos devem estar a levar-te para mais à frente no trilho e o teu corpo vai seguir naturalmente.

2. Parece escorregadio
Quando possível, desloca-te na perpendicular em relação às raízes e pedras molhadas. Isto minimiza a possibilidade dos teus pneus deslizarem e mantém o teu impulso para subires e ultrapassar os obstáculos.

3. Grandes obstáculos são diversão em cavalinho
Ultrapassar grandes obstáculos a subir requer que apliques algumas habilidades a manobrar a roda da frente. Puxa o guiador na tua direção para levantares ligeiramente a roda dianteira do chão para conseguires passar por cima de pedras grandes e raízes. Mas tem cuidado para não levantares demasiado a roda quando estiveres em segmentos mais íngremes do trilho ou podes cair para trás. Pratica em trilhos planos para te aperceberes quando é demasiado e vai evoluindo para terrenos cada vez mais íngremes.

4. Curvas sinuosas apertadas e íngremes
Encontra a trajetória mais ampla quando as curvas sinuosas ficam mais apertadas para alinhares melhor a tua bicicleta e assim ultrapassares quaisquer obstáculos que encontres a sair.

5. Lê-os como um livro
Quanto mais pedalas, mais fácil se torna prever o que te espera mais à frente nos trilhos. Pedala em trilhos novos quando surgir a oportunidade e investe tempo para parares e estudar, andar pelos trilhos ou voltar a pedalar em secções mais técnicas para saberes como encontrar a melhor trajetória logo à primeira.

6. Melhora as competências em zonas de baixo impacto
Pratica pedalar em pé e levantar a roda de trás quando estiveres em subidas suaves para afinares as técnicas que vais precisar quando os trilhos ficarem um pouco mais complicados.

7. Confiar na projeção para a frente
As subidas íngremes e técnicas requerem uma projeção para a frente. Levanta-te do selim e com as ancas move o peso do teu corpo para a parte da frente da bicicleta melhorando a tração do pneus e permitindo que a roda traseira passe por cima dos obstáculos.

8. Quando não se deve pedalar
Aplicar potência em pedras escorregadias e raízes molhadas pode, no melhor dos casos, ser um desperdício de potência e, no pior dos casos, causar um acidente. Evita fazer muita força na pedalada quando passas por cima de obstáculos molhados e rochas com musgo. Evita os embates nas rochas ao planear onde vais pedalar no teu percurso através de terrenos mais difíceis e trabalha no sentido de pedalares na hora certa para evitares grandes embates nos obstáculos.

9. Competências avançadas para curvas sinuosas
Pratica as tuas competências nos trilhos a fazer éguas, ficar parado em equilíbrio na bicicleta e a dar pequenos saltos em curvas muito apertadas. Salta, equilibra-te e mantém-te em posição vertical quando abordas curvas difíceis e alinha a tua bicicleta para o trilho à tua frente.

Ciclista a subir trilho de montanha com flores silvestres
Ciclistas a subir um trilho a grande altitude acima da linha de árvores

A prática leva à perfeição

No final do dia, a melhor coisa que podes fazer para melhorares as tuas competências a subir é subir mais. Desde as curvas sinuosas poeirentas até às raízes escorregadias, da terra batida do deserto até à lama pegajosa da floresta, a prática regular de subir vai melhorar a tua forma física fazendo com que cada subida que enfrentes seja mais fácil. Sai sempre para a rua em todas as condições aceitáveis para o sítio onde pedalas. Pedalar sob diversas condições climatéricas vai melhorar as tuas competências, mas respeita os trilhos e mantém-te longe dos trilhos lamacentos e fechados. Mais importante: diverte-te.

Faltou alguma coisa? Dá-nos as tuas melhores dicas para fazer subidas na secção de comentários abaixo.

Procuras o básico? Aprende o posicionamento básico do corpo para subires mais facilmente aqui ou explora as competências que podes levar do estacionamento para os trilhos.

bicicletas de montaña

A montanha está à tua espera!

A Trek é líder mundial em tecnologia de ciclismo de montanha. É por isso que não é surpresa que as nossas bicicletas de montanha tenham as tecnologias mais avançadas do mercado. As inovações não se limitam apenas aos modelos topo de gama. Cada modelo está carregado de funcionalidades e detalhes que te garantem maior performance e diversão nos trilhos.
Encontra a tua bicicleta

About the Author: Trek

A nossa missão: fabricamos apenas produtos que adoramos, oferecemos uma hospitalidade incrível aos nossos clientes e mudamos o mundo ao colocar mais pessoas a andar de bicicleta.